Conceito Halal

Halal significa “lícito”, também traduzido como permitido

O conceito Halal significa “lícito”, também traduzido como permitido. Engana-se quem acredita que o conceito se limita ao ritual de degola de um animal. Halal vai muito além deste conceito. Trata-se de um padrão ético e moral de ações lícitas que abrangem o ambiente social, a conduta, a justiça para com o seu próximo, sendo ele muçulmano ou não, na forma modesta das vestimentas de homens e mulheres, nas finanças e na alimentação. Halal é um sistema baseado em princípios e valores que beneficia toda a humanidade e não apenas os muçulmanos.


Alimentos designados “Halal” são aqueles cujo consumo beneficia a saúde humana, e é permitido por Deus. No Sagrado Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, Deus ordena aos muçulmanos e a toda humanidade a comer apenas alimentos “Halal”.

“Foram-vos Permitidas Todas as Coisas Sadias”


يَسْأَلُونَكَ مَاذَا أُحِلَّ لَهُمْ قُلْ أُحِلَّ لَكُمُ الطَّيِّبَاتُ

A saúde é vista como uma das maiores bênçãos que Deus concedeu à humanidade. A valorização da saúde, por meio de uma dieta equilibrada, é afirmada em vários versículos do Alcorão.

Surata 2, versículos 168


يَا أَيُّهَا النَّاسُ كُلُواْ مِمَّا فِي الأَرْضِ حَلاَلاً طَيِّباً وَلاَ تَتَّبِعُواْ خُطُوَاتِ الشَّيْطَانِ إِنَّهُ لَكُمْ عَدُوٌّ مُّبِينٌ

“Ó humanos, desfrutai de todo o lícito e do que a terra contém de salutar e não sigais os passos de Satanás. Por certo, ele vos é inimigo declarado.”

Surata 2, versículo 172


يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُواْ كُلُواْ مِن طَيِّبَاتِ مَا رَزَقْنَاكُمْ وَاشْكُرُواْ لِلّهِ إِن كُنتُمْ إِيَّاهُ تَعْبُدُون

“Ó vós que credes! Comei das coisas benignas que vos damos por sustento e agradecei a Deus, se só a Ele adorais”.

Surata 5, versículo 5


ٱلْيَوْمَ أُحِلَّ لَكُمُ ٱلطَّيِّبَٰتُ ۖ وَطَعَامُ ٱلَّذِينَ أُوتُوا۟ ٱلْكِتَٰبَ حِلٌّ لَّكُمْ وَطَعَامُكُمْ حِلٌّ لَّهُمْ ۖ وَٱلْمُحْصَنَٰتُ مِنَ ٱلْمُؤْمِنَٰتِ وَٱلْمُحْصَنَٰتُ مِنَ ٱلَّذِينَ أُوتُوا۟ ٱلْكِتَٰبَ مِن قَبْلِكُمْ إِذَآ ءَاتَيْتُمُوهُنَّ أُجُورَهُنَّ مُحْصِنِينَ غَيْرَ مُسَٰفِحِينَ وَلَا مُتَّخِذِىٓ أَخْدَانٍ ۗ وَمَن يَكْفُرْ بِٱلْإِيمَٰنِ فَقَدْ حَبِطَ عَمَلُهُۥ وَهُوَ فِى ٱلْءَاخِرَةِ مِنَ ٱلْخَٰسِرِينَي


“Hoje, estão-vos permitidas todas as coisas sadias, assim como vos é lícito o alimento dos que receberam o Livro, da mesma forma que o vosso é lícito para eles. Está-vos permitido casardes com as castas, dentre as fiéis, e com as castas, dentre aquelas que receberam o Livro antes de vós, contanto que as doteis e passeis a viver com elas licitamente, não desatinadamente, nem as envolvendo em intrigas secretas. Quanto àqueles que renegar a fé, sua obra tornar-se-á sem efeito e ele se contará, no outro mundo, entre os desventurados. ”

Surata 5, versículo 88


وَكُلُوا۟ مِمَّا رَزَقَكُمُ ٱللَّهُ حَلَٰلًا طَيِّبًا ۚ وَٱتَّقُوا۟ ٱللَّهَ ٱلَّذِىٓ أَنتُم بِهِۦ مُؤْمِنُونَ

“Comei de todas as coisas lícitas com que Deus vos agraciou e temei-O, se fordes fiéis. ”


A indulgência e desperdício de alimento estão bem claros em Hadith do mensageiro de Deus Mohammad (a paz esteja com Ele):

 

Wahchi Ibn Harb (R) relatou que alguns companheiros do Mensageiro de Deus (S) disseram: - “Ó Mensageiro de Deus, comemos e não ficamos satisfeitos!" Perguntou-lhes: "Comestes, acaso, individualmente?" Disseram: "Sim!" Ele lhes disse: "Comeis juntos e pronunciai o nome de Deus, que Ele vos abençoará." (Abu Daúd)

Fonte: Jardim dos Virtuosos - Imam Abu Zakaria Yahia Ibn Charaf An-Nawawi / Tradução Samir El Hayek. 

Os alimentos Halal permitidos para consumo devem seguir as seguintes condições:

O conceito islâmico define que a alimentação influencia diretamente no comportamento, na saúde moral e física do ser humano. Desta forma, o consumidor deve se preocupar em conhecer a origem dos alimentos que consome para ter a garantia se são lícitos e puros.


A proteína animal e seus derivados devem ser produzidos a partir de um sistema produtivo correto e socialmente justo, e devem ser provenientes do abate Halal , conforme determinação da Sharia (Jurisprudência Islâmica). A metodologia de abate Halal contribui para que o animal não sofra e, por consequência, não libere hormônios de estresse no momento do abate – o que pode prejudicar a carne e causar malefícios para aqueles que a consomem. O abate Halal garante um produto seguro, saudável e de qualidade muito superior quando comparado às carnes convencionais que não passaram pelo processo de abate Halal.

 

Alimentos e produtos industrializados devem estar livres de elementos Haram , como carne de porco e seus derivados (insumos e ingredientes), como, por exemplo, colágeno, sangue, enzimas, pelos, osso e gordura.

 

Devem estar também livres de impurezas (najassah), conforme determinado pela Jurisprudência Islâmica.

 

Os alimentos também não podem conter elementos venenosos, intoxicantes e perigosos à saúde.


Alimentos como legumes, frutas, verduras e leguminosas, para que possam estar de acordo com a jurisprudência islâmica, devem ser cultivados por meio de manejo consciente; serem livres de mão de obra escrava; sem contaminação por agrotóxicos ilegais e respeitar os parâmetros exigidos pela legislação.

Requisitos das empresas que praticam o conceito Halal:

Utilizam matérias-primas, insumos e auxiliares de processo garantidos diante dos requisitos Halal, ou seja, 100% lícitos.

 

Fabricam alimentos, produtos, ou fornecem serviços, que não afetam a saúde humana.

 

São empresas que possuem um sistema de gestão da qualidade devidamente implantado, reconhecido e seguro, por exemplo, contam com as boas práticas de fabricação (BPF), APPCC (quando aplicável) e etc.

 

Zelam pelo bem-estar animal, quando relacionadas ao setor de pecuária ou proteína animal.


Possuem um sistema de rastreabilidade completo, seguro e reproduzível, que permite avaliar todo o fluxo Halal;

Manejam de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais.

 

Não se utilizam de mão de obra escrava e infantil.

 

Transferem informações com transparência.

 

Praticam uma conduta comercial correta e justa em suas negociações.

 

 Destinam parte de seus lucros a benefícios sociais e ao meio ambiente (empresa cidadã).

  

 Utilizam e respeitam os níveis de agrotóxicos determinados pela legislação.

 

Abatem os animais com humanismo e respeito, seguindo a Sharia.

Quer saber mais sobre Cerificação Halal?

Nossa equipe de especialistas irão entrar em contato com você para maiores informações.

Contate-nos

Share by: