Presidente da FAMBRAS leva o Halal à Feira Internacional da Agropecuária na Bahia

A convite do Secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Lucas Teixeira Costa, o presidente da FAMBRAS, Mohamed Hussein el Zoghbi, participou da Fenagro, a Feira Internacional da Agropecuária, realizada de 23 de novembro a 1 de dezembro em Salvador.

Durante o evento, que aconteceu no Parque de Exposições de Salvador, o presidente fez uma apresentação sobre o Halal para produtores do segmento de caprinos e ovinos. “É um mercado muito promissor, com produção respeitável, mas que pouco exporta para os países do Golfo”, avalia Zoghbi.

Após a apresentação, o presidente encorajou os produtores a organizar a cadeia produtiva para fortalecer o mercado. “Também assumi o compromisso de orientá-los no que tange às habilitações, visando possíveis exportações para os países islâmicos ”.

De acordo com dados da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, esta é uma atividade importante para o semiárido brasileiro, que concentra 90% dos rebanhos caprinos e 60% dos ovinos. “A caprinocultura e a ovinocultura possuem um grande potencial para ampliação da produção de carne, leite e seus derivados, além de incremento do setor industrial no segmento de calçados e vestuários.”

A Embrapa, em sua avaliação, reconhece que os sistemas de produção ainda apresentam baixos níveis de organização e alta informalidade da cadeia produtiva, com reflexos na produtividade, na qualidade dos produtos, na falta de regularidade da oferta e principalmente na informalidade da comercialização da produção. “A ovinocultura e a caprinocultura, frente a outras cadeias produtivas mais organizadas, ainda têm espaço para melhorar substancialmente a competitividade no setor de produção de proteína animal.”

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *