Curso Mundo Islâmico – Diplomatas elogiam a iniciativa da FAMBRAS

Nesta quarta-feira, o professor da Unicamp, Mohamed Habib, iniciou o curso Mundo Islâmico – Sociedade | Cultura | Estado, falando sobre o colonialismo ocidental no Oriente Médio, no pós-guerra e no mundo islâmico. O educador falou ainda sobre a expansão do Islã contemporâneo na Europa, EUA e América Latina.

Em continuação ao módulo III, o professor Hussein Kalout, da Universidade de Harvard, abordou dois temas, “Organizações de resistência nacionalista, terrorismo e o mundo islâmico” e “Geopolítica, conflitos regionais e o sectarismo islâmico”.

A última aula foi ministrada pelo docente Salem Nasser, da Fundação Getulio Vargas, que também abordou duas temáticas, “Política Externa das Grandes Potências e o islamismo” e “Política e Democracia: Abertura e Transformações”. Para ele, o mais importante é pensar o espírito objetivo do curso. “Devemos pensar no objetivo do curso como uma tentativa de reduzir o estranhamento que normalmente se tem em relação ao mundo islâmico e desenvolver uma pluralidade de perspectivas a partir das quais perceber e se aproximar desse mundo”, concluiu.

 

Iniciativa

A Conselheira Patrícia Lima, que está acompanhando o curso desde segunda-feira (25), elogiou a iniciativa da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS. “Essa iniciativa do curso é excelente, pois aborda um tema novo para os diplomatas. Acho que poderia ter mais tempo de aulas, pois a temática merece uma abordagem mais extensa, para que assuntos como islã, geopolítica e relações internacionais, pudessem ser mais aprofundados”, afirmou.

O Embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, subsecretário-geral para África e Oriente Médio, também falou sobre a iniciativa da FAMBRAS. “Desde o início achei essa iniciativa importante, porque é relacionada a uma parte do mundo que a cada dia ganha mais destaque. O fato de termos diplomatas estrangeiros entusiasmados é uma demonstração da qualidade do curso e acaba atraindo audiência”.

 

11 Hussein Kalout (Harvard) 1

11 Mohamed Habib (Unicamp)

21 Salem Nasser (Icarabe-FGV)

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *