Kits de Detecção de Carne Suína

A empresa PerkinElmer traz para o Brasil o Kit Rápido para identificação de Carne de Porco.

Com o crescimento de consumidores que não se alimentam de carne de porco e seus derivados, as indústrias estão cada vez mais preocupadas em não ofertar produtos que possam estar utilizando ingredientes de origem suína e, também, garantir que seus produtos não estejam contaminados com esses elementos.

A certificadora FAMBRAS Halal já identificou vários produtos contaminados com DNA de porco, como, por exemplo, vinagre de maçã, que utiliza gelatina de origem suína ou bovina no processo de clarificação.

Segundo Aloízio V.de Souza Jr. MSc, especialista em produtos da PerkinElmer, o kit pode ser aplicado em vários materiais, sendo suficiente apenas conter evidências biológicas de porco.

Segundo Samuel Filho, responsável pelas vendas internas: “O Kit trará maior confiança, segurança e credibilidade às indústrias brasileiras que produzem alimentos destinados aos consumidores vegetarianos, veganos e religiosos, como Halal, Kosher, dentre outros”.

Por um lado, as indústrias podem estar adquirindo, inconscientemente, ingredientes contaminados com derivados de suíno e, por consequência, contaminando seus produtos. Por outro lado, há consumidores que não possuem acesso ao desenvolvimento dessas matérias primas ou têm dificuldade de identificar um elemento de origem animal na composição do produto. Por exemplo, ácidos graxos, que podem ter como origem duas fontes: animal ou vegetal. A legislação não obriga os fabricantes a informarem nos rótulos a origem. Outro exemplo seria a gelatina, em que o consumidor não tem a informação se é de origem suína ou bovina.

Os consumidores devem estar cientes de todos os aspectos de seus alimentos, incluindo os ingredientes, o processamento e o manuseio. Assim, há necessidade de testes para garantir a paz de consciência. Nesse caso, as soluções de testes avançados da PerkinElmer podem o ajudar.

Os Kits de Detecção de Carne Suína da PerkinElmer fornecem uma triagem rápida e in loco para carne de porco em outros tipos de carne, antes de enviar amostras ao laboratório para análise confirmatória. Dois Kits de Detecção de Porcos estão disponíveis – carne crua e processada – entregando resultados rápidos com alta sensibilidade. Agências certificadoras, laboratórios de contrato e fabricantes de alimentos terão maior credibilidade na avaliação da pureza dos seus produtos.

A Figura 1 mostra como funciona o processo de imunocromatografia do kit de detecção de suínos. É um processo comprovado, usando-se kits de análise. Para adicionar uma medida de confiança, as fitas possuem uma faixa de controle em cada teste realizado.

Figure 1. Schematic of the Immunochromatography Process in the Pork Detection Kit.

 

Samuel Filho

Inside Sales Specialist – Consumables

DISCOVERY & ANALYTCAL SOLUTIONS

samuel.filho@perkinelmer.com

Phone: +55 11 38689329 | Fax:  +55 11 38686200

www.perkinelmer.com

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *