Azerbaijão quer ampliar negócios com o Brasil

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira recebeu, na semana passada, a visita do Embaixador Elkhan Polukhov, do Azerbaijão. O encontro teve por objetivo trocar informações sobre comércio e investimentos, dada a proximidade cultural e territorial do país do Cáucaso com nações árabes.

Segundo o diplomata, o Azerbaijão é produtor e exportador de petróleo e gás, mas há interesse em diversificar a economia para reduzir a dependência no setor. “O Brasil tem um grande potencial de mercado para os nossos produtos”, destacou em entrevista à Agência de Notícias Brasil-Árabe. Entre eles estão os alimentos, principalmente orgânicos e industrializados, e a produção de químicos a partir do petróleo, incluindo fertilizantes. “Como o Brasil é um grande país agrícola, pode ter interesse”, comentou.

Polukhov reforçou o interesse na ampliação da importação de mercadorias brasileiras, como carnes bovina e de frango, e aviões da Embraer. O Azerbaijão já comprou seis aeronaves da companhia brasileira. Ele acrescentou que há potencial para venda de produtos Halal. “Somos um país secular, mas como a população é muçulmana, o consumo de produtos halal é muito alto”, afirmou.

De janeiro a agosto de 2017, o Brasil exportou o equivalente a US$ 69,6 milhões ao Azerbaijão, um aumento de 876% sobre o mesmo período de 2016. As importações, porém, somaram apenas US$ 168 mil nos oito primeiros meses deste ano. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil (MDIC).

Para ler a notícia completa, acesse: http://www.anba.com.br/noticia/21876432/diplomacia/azerbaijao-quer-ampliar-negocios-com-o-brasil/

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *