Encontro dos países árabes e países da América Latina na Arábia Saudita

Teve início na noite de ontem, 10/11 em Riad, a quarta edição da Cúpula da América do Sul – Países Árabes (ASPA). Visando reforçar a coordenação política entre os países árabes e países sul-americanos, a Cúpula é considerada um mecanismo para discutir formas de cooperação nos âmbitos da economia, cultura, ciência, tecnologia, e turismo, buscando o desenvolvimento duradouro das relações entre esses países e a contribuição para a paz mundial.

 

الرياض1 (1)

 

القمة1 (1)

 

Ele acrescentou que, neste contexto, a criação de conselhos para os empresários e a assinatura de acordos de livre comércio, que evitam a dupla tributação e a proteção de investimentos entre os países das duas regiões, proporcionarão um quadro jurídico e regulamentar para promover os fluxos comerciais entre eles.

A sessão de abertura também foi marcada pelos discursos do presidente egípcio e chefe da Cúpula árabe Abdel Fattah Al-Sisi, do Vice-presidente da República do Uruguai e representante da presidência interina da União dos Países Sul-Americanos Raul Fernando Sendic, do Ministro das Relações Exteriores do Brasil e Coordenador Regional dos países da América do Sul Mauro Luiz Iecker Vieira, do Secretário-Geral da Liga Árabe e Coordenador dos Países Árabes Nabil Elaraby, e do Secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon.

Os participantes examinaram uma série de questões de interesse comum, incluindo a questão palestina e os últimos acontecimentos na Síria, Iêmen, Líbia, além de temas que ocupam a atenção do lado sul-americano como a disputa entre Argentina e Grã-Bretanha sobre as Ilhas Malvinas, e a relação entre os países latino-americanos e organizações internacionais com relação à dívida soberana.

A Cúpula ainda discutirá formas para o fortalecimento econômico, comercial, e a cooperação cultural entre os dois lados, devendo culminar com a compatibilidade entre eles nas questões da agenda.

 

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *