Missão do Egito faz vistoria para renovar habilitação do Frigosul

Aparecida do Taboado (MS) – Uma comitiva egípcia esteve no Frigosul, na manhã da última sexta-feira (11), para realizar uma visita de rotina com o objetivo de renovar a habilitação para exportação que está próxima do prazo de vencimento. A delegação chegou ao Brasil no dia 26 de março e fica até o dia 24 de abril, visitando estabelecimentos nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Tocantins.

O Egito é um dos principais compradores da carne bovina brasileira. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, no ano passado o país comprou o equivalente a US$ 486,5 milhões em carne bovina brasileira. No total em produtos do agronegócio as exportações do Brasil para o mercado egípcio alcançaram US$ 1,6 bilhão.

De acordo com coordenador do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Frigosul, Dr. José Gomes dos Santos, a visita foi importante para ampliar ainda mais a relação comercial com o Egito. “Realizamos a exportação de carne bovina para o país, desde 2000; no ano passado foram exportados 1.588.000 quilos de carnes e desde o começo do ano já foram 397.500 quilos”, destacou ele.

A visita foi feita pelas doutoras Reda Abdelmone Ahmed e Mervat Assad Saleed, que fazem parte do governo do Egito, acompanhadas por Ali I. Chahine, da empresa CIBAL HALAL (Central Islâmica Brasileira de Alimentos Permitidos), responsável por avaliar se o alimento está de acordo com a religião islâmica e Xavier Nogueira, representando a Superintendência do Governo Federal do Mato Grosso do Sul.

Durante toda a vista serão inspecionados 22 abatedores de bovinos, sendo três deles no Mato Grosso do Sul – Batayporã, Paranaíba e Aparecida do Taboado. “Hoje, o Frigosul é o maior exportador de carne do Estado, 90% da carne que chega ao Egito é nossa” ressalta Dr. José Gomes. Ele também destacou que a Missão Egito elogiou a inspeção federal realizada no Brasil. “O SIF do Frigosul recebeu muitos elogios pelo trabalho competente e de confiabilidade”.

Unidade

O Frigosul foi fundado em 1998 e tem como missão produzir alimentos saudáveis, mantendo sempre os princípios de superioridade na qualidade dos produtos. O comprometimento com clientes, fornecedores e colaboradores, e o respeito ao meio ambiente norteiam todas as ações da empresa.

Atualmente, a empresa abate, em média, 10 mil animais mensalmente. Contudo, a indústria possui capacidade para processar 12 mil bovinos por mês. A empresa possui filiais nas cidades de Várzea Grande/MT, Aparecida D’Oeste/SP, Jales/SP e um Centro de Distribuição em Itatiba/SP.

Os produtos são exportados para: Argélia, Argentina, Egito, Emirados Árabes, Hong Kong, Paraguai, Peru, Uruguai e Rússia.

 

Egito

O Egito é um país do norte da África que inclui também a península do Sinai, na Ásia, o que o torna um Estado transcontinental.

Com uma área de cerca de 1.001,450 km², o Egito limita-se a oeste com a Líbia, a sul com o Sudão e a leste com a Faixa de Gaza e Israel. A sua capital é a cidade do Cairo, a maior e mais populosa cidade do país e do continente africano.

Segundo o site Wikipédia, com mais de 85 milhões de habitantes, o Egito é um dos países mais populosos da África e do Oriente Médio, sendo o 15º mais populoso do mundo. A população está concentrada, sobretudo, às margens do rio Nilo, praticamente a única área não desértica do país, com cerca de 40.000 km². Cerca de metade da população egípcia vive nos centros urbanos, em especial no Cairo, em Alexandria e nas outras grandes cidades do Delta do Nilo, de maior densidade demográfica.

 

Fonte: Jornal do Bolsão

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *